, 26 de junho de 2017

Arte e cidadania marcam projetos apoiados pelo FMDCA



 

Uma festa de música, artes e cidadania marcou na sexta-feira (23), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, o evento de apresentação dos resultados dos projetos sociais apoiados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São Luís (FMDCA) no biênio 2015/2017. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), gestor do Fundo, como forma de mostrar onde e como foram investidos os recursos.

Crianças e adolescentes que participaram de alguns dos 26 projetos realizaram apresentações culturais e mostraram o que aprenderam e vivenciaram por meio da dança, teatro, música e consciência ambiental. Houve também exibição de vídeos, slides e exposição de produtos confeccionados ao longo dos 12 meses de execução de cada projeto.

“Os representantes de entidades, as crianças e adolescentes estão hoje aqui para mostrar os resultados do que foi feito. E é uma alegria ver a felicidade em cada rosto, ver de fato o que os projetos significaram na vida de cada um. É também uma prestação de contas para a sociedade, que pode ver que há gente séria fazendo uso correto dos recursos públicos”, explicou a presidente do CMDCA, Janicelma Fernandes. “Nós vamos passar, mas os projetos vão ficar. E espero que cada vez mais venham recursos para o Fundo, permitindo beneficiar um número maior de crianças e adolescentes”, acrescentou.

Recursos e projetos

No total, foram aplicados cerca de R$ 4 milhões no atendimento a 8.818 crianças, adolescentes e suas famílias em vulnerabilidade e risco social na cidade de São Luís. Os 26 projetos foram executados por instituições da sociedade civil e do poder público em ações que contemplaram as seguintes linhas de atendimento: Ações de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; Ações Socioeducativas através do Esporte; Cultura, Lazer e Incentivo à Leitura; Dança; Música; Oficinas de Informática; Acolhimento Institucional; Práticas Restaurativas e Medidas Socioeducativas; Capacitação de Técnicos e Conselheiros Tutelares; e Fortalecimento do CMDCA.

Para a adolescente Fernanda Carla Freire Moraes, integrante do Projeto Protetores Ambientais em Ação, a consciência ambiental foi um aprendizado obtido na prática. “É uma experiência que levarei para o resto da vida, principalmente o do uso racional da água”, afirmou. Já a adolescente Naellen Sousa Norte, do Projeto Acolher para Qualificar o Atendimento Institucional e Familiar, falou sobre o apoio obtido por ela e a mãe. “Não somos daqui e ter esse apoio foi importante, principalmente para a nossa moradia. Tivemos acolhimento quando mais precisamos”, disse a adolescente. “O projeto nos ajudou a ter cidadania”, acrescentou.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Everton Lauande, afirmou ser gratificante ver os resultados dos projetos apoiados pelo FMDCA. “Há um grande trabalho técnico de apoio, desde a habilitação do projeto, até este dia. É uma jornada que modifica vidas, pois quem participa nunca sai igual a como entrou. É um privilégio poder contribuir para o desenvolvimento da cidadania de meninos e meninas em São Luís “, concluiu a secretária Andreia Lauande.

Apresentações

Houve apresentação de dança do Projeto Garantia do Esporte Cultura e Lazer (Literarte); performance teatral do Projeto Gol pela Paz; apresentação do grupo de capoeira do Projeto Fortalecer por Meio do Esporte; exibição de vídeo do Projeto Resgatando vidas através do Esporte; apresentação musical do Projeto Arte/Êre; performance teatral do Projeto Rede Leitora; apresentação de slides do Projeto Acolhimento em Foco; apresentação de Vídeo do Projeto Protetores Ambientais em Ação; apresentação do grupo de Capoeira do Projeto Caminhos para Vida; apresentação do grupo de capoeira do Projeto Esporte e Cidadania; apresentação do vídeo do Projeto Acolher para Qualificar o Atendimento Institucional e Familiar; apresentação do Coral do Projeto Caldeirão do Saber II; apresentação  do vídeo do Projeto Garantia de direito à Educação e apresentação da Dança Farinhada do Projeto Rede Leitora.

No hall de entrada e em outros espaços do Odylo Costa, filho foram expostos trabalhos desenvolvidos por meio dos projetos Teatro Literário; Caldeirão do Saber II; Garantia de Direito à Educação; Projeto Ser e Ter; Educar a Arte de Ressignificar Vidas e Futuros; Arte e Cultura, Preservação da Tradição; Fortalecer por Meio do Esporte; Caminho para Vida; Operários da Paz e Juventude em Ação.

Saiba mais

FMDCA

Em São Luís, os recursos do FMDCA são provenientes de três fontes principais: o repasse dos 10% do Imposto dos Servidores Municipais; multas e penalidades decorrentes de ações civis e da aplicação de penalidades pecuniária (conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente), e as doações de pessoas jurídicas e físicas em dinheiro e em bens, passíveis de dedução de Imposto de Renda Devido.

Como doar ao FMDCA de São Luís

As doações podem ser feitas diretamente na conta do Fundo ou por meio da declaração do Imposto de Renda. Conta nº 8092-6/Ag. 3846-6/Banco do Brasil – CNPJ do Fundo Municipal de São Luís: 21.551.009/0001-60

Após a doação, o contribuinte deve procurar o CMDCA com o comprovante de depósito ou transferência bancária para a emissão do recibo comprobatório junto à Receita Federal.

Texto: Érika Rosa/Revisão: João Carlos Raposo

Fotos: Marcone Pinheiro